O Porto seguro

Em toda relação existem dois lados, seja o mais emotivo e o mais racional, seja o mais objetivo e o mais subjetivo, mas nunca deve-se focar no certo e no errado, afinal não é uma competição. Essa maneira de pensar deve ser aplicada a todos os tipos de relação profissional, educacional, parental ou afetiva.

É muito comum haver uma certa disputa nos relacionamentos, um sempre querendo estar mais certo do que o outro. Em alguns momentos essa disputa é saudável para que haja o crescimento em mão dupla. Pena que o mais comum é a necessidade de posse da razão e de ser melhor do que o outro.

Ao longo da vida nós nos encontramos em vários tipos de relacionamentos e em cada um temos um papel importante, nem sempre o mesmo, um aluno em 2010 pode ser professor em 2020, quem sabe? Aquela pessoa que é mais racional em um relacionamento pode ser pura emoção em outro. Vamos passando por fases até chegar uma fase de amadurecimento onde passamos a ser o porto seguro do outro.

Ser o porto seguro é algo muito complexo porque todos querem ser mas ninguém sabe como ser, a não ser que erre e erre muito até chegar ao ponto em que naturalmente esse seja o seu papel.  E o que é ser o porto seguro?

O porto seguro é ser o lar de alguém. Aquela figura em que pode-se confiar, pode-se contar sempre que necessário tanto quando estamos bem quando estamos mal. Ser a companhia que nos sentimos seguros, firmes e fortes durante as jornadas da vida. Estar presente mesmo estando distante.

O caminho para chegar nesse estágio geralmente é longo e nem sempre se tem o reconhecimento merecido. Amadurecer é um remédio amargo muitas vezes no qual precisamos ser pacientes, em alguns casos mais reservados (quase ao ponto de submissos). Eu ainda não cheguei lá, mas sempre que me lembro que esse é meu objetivo eu me espelho no maior porto seguro da humanidade, Deus.

 

Fotografia: Ivo Silva

@ivopintodasilva

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s